O Natal e seus símbolos

Oieee, tudo bem?

O Natal é uma – maravilhosa – comemoração cheia de símbolos. Mas, você sabe o significado de cada um deles?

Eu sempre quis saber o porquê de cada enfeite, de cada tradição, e acho que muitas pessoas também se perguntam isso.

E foi nesse post aqui, que mostrei como foi montar a árvore de Natal aqui em casa e me inspirei a falar sobre os significados dos símbolos natalinos.

Quer saber o porquê eles são relacionados ao Natal? Então vem comigo! ;)

Mas antes, uma musiquinha:

Símbolos Natalinos

Sino: O sino simboliza o anúncio do nascimento de Jesus. É tradição tocar os sinos para chamar atenção pra acontecimentos especiais. Por exemplo: durante a Consagração na missa, se toca a sineta, pra mostrar o quão especial esse momento é. ♥

Velas: As velas simbolizam a luz, que é o próprio Jesus. A Luz nos guia, iluminando o nosso caminho.

Estrela: A estrela no topo da árvore nos lembra da Estrela Guia, que guiou os três reis magos até uma estrebaria – um estábulo, onde ficavam os animais – em Belém, onde nasceu o Menino Jesus. ^.^

Bolas natalinas: As bolas natalinas representam frutos, simbolizando a fartura, as bênçãos que recebemos de Deus.

Presentes: Os presentes simbolizam a graça que é termos recebido Jesus como nosso Salvador.

Papai Noel: O Papai Noel é a representação de São Nicolau, um bispo que no dia de Natal fazia doações para os pobres. Dizem que ele jogava esses “presentes” pela chaminé.

Presépio: O Presépio nos conta a história de como foi o nascimento de Jesus:

Maria: É a mãe de Jesus, e a primeira a se prostrar para adorar o menino Deus. Reparem que ela está sempre ajoelhada! ♥

José: O humilde carpinteiro que – pela fé – assumiu o papel de pai de Jesus.

Anjo: O Anjo é quem anuncia a boa notícia do nascimento de Deus. Quase sempre segura uma faixa escrita “Glória in excelsis Deo”, que significa “Glória à Deus nas alturas”.

Os pastores e os animais: Eles representam a humildade de Jesus, que sendo o próprio Deus, nasceu em um lugar tão simples.

Os reis magos: São Belchior, Gaspar e Baltazar. Os reis ofereceram presentes para Jesus, cada um com o seu significado:

Ouro: O ouro era um presente dado para reis, simbolizando o reconhecimento da realeza de Jesus.

Incenso: O incenso era dado para sacerdotes, significando que eles reconheciam a divindade de Jesus. A fumaça do incenso representa as orações que sobem ao céu.

Mirra: A mirra é uma planta espinhosa, que também serve como conservante. Ela simboliza o sofrimento e a eternidade, anunciando que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.

Manjedoura: A manjedoura é o lugar onde se coloca os alimentos pra animais. Ela é mais um sinal de humildade, mostrando que ao invés de um trono, Jesus descansa em uma simples manjedoura. Geralmente, deixamos a manjedoura vazia, e só finalizamos o presépio colocando o Menino Jesus no dia de Natal. ♥♥♥

Gostou do post? Já conhecia o significado de cada coisa?

Espero que lembre de cada um deles assim que olhar pra os símbolos natalinos!

Mil beijos! :*

2 respostas

Comente aqui!

Quero saber a sua opinião
=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *