Estudar inglês – e qualquer outra coisa – de forma divertida

Oiee! Tudo fine?

Dia sim, dia não me perguntam:

“Teacher, como posso aprender inglês de uma forma divertida?”
“Não tenho ninguém pra me ajudar. Como estudar inglês sozinho?”
“É verdade que posso aprender inglês com música?”

E por aí vai…

E a minha resposta é a mesma: Pra responder essa pergunta, não há ninguém melhor do que vc mesmo. Mas vem comigo que eu explico.

Antes de tudo, um teste:

A) Qual era o nome do seu primeiro amor?
Como foi o seu primeiro beijo?
Qual era o nome do seu primeiro bichinho de estimação?
Quanto tempo faz que guarda essas memórias?

B) O que comeu no almoço da quarta-feira passada?
Qual sapato usou na segunda-feira passada?
Qual era o nome de quem te atendeu na última vez que foi ao Starbucks?
E quanto à essas memórias, quanto tempo tem?

Percebe que algumas memórias são guardadas por longos anos, enquanto outras super recentes não? Mas por que será que isso acontece???

A resposta é simples: O nosso cérebro tem seletividade pra memorizar as coisas. Imagine só se cada coisa que vc viu, cada conversa que ouviu, se tudo o que já sentiu e o que vivenciou fosse memorizado. Seria uma loucura!

E um dos pré requisitos pra uma experiência vivida virar lembrança é estar ligada à emoções. O nosso primeiro amor, o primeiro beijo, a primeira professora, são lembranças cheia de emoções, por isso não esquecemos com facilidade.

Por outro lado, quem é que nunca se forçou à estudar pra prova de uma matéria que não gosta e esqueceu tudo depois que a prova passou? Ou pior, esqueceu durante a prova?! Hahahaha

Assim, se não temos sentimentos relacionados com o sapato, ou se não achamos tal matéria interessante, logo esquecemos, mesmo que a memória seja recente.

Por isso que não existe fórmula mágica pra se aprender inglês, nem qualquer outra coisa. Aprender é um processo totalmente individual, e está ligado profundamente com o seu perfil e as suas capacidades neurolinguísticas. Xiiii, comecei falar difícil, né? Isso fica pra outro post.

Mas então o que fazer?

O segredo é agregar sensações! Se vc gosta de ler, leia em inglês. Se gosta de escrever, escreva! Se gosta de assistir filmes e séries, assista! Se gosta de “sentir na pele”, entre em chats. Se gosta de bandas internacionais, clique no play!

E mostre pro seu cérebro que o inglês é importante! Se gosta de DIY, porque não assistir um vídeo em inglês? Pra mais é só clicar aqui.

Faça o que te faz bem! E respeite o seu limite. Não seja muito duro com vc mesmo, mas também não vá deixar a preguiça te dominar!

Lembre-se:

Life is short. Don’t be lazy.
 – Sophia Amoruso

Espero super ter te ajudado. E se eu te inspirei pelo menos um pouquinho, não esqueça de compartilhar pra ajudar outras pessoas! Deixe também o seu comentário aqui em baixo. Vou amar ler! =D

XOXO

0 respostas

Comente aqui!

Quero saber a sua opinião
=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *